independencia do brasil
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DA ESCOLA MANOEL ANTONIO LEITE
A história do Artesanato.
Lembrancinhas de festa junina: enfeite para lápis.
Bonecos feitos com potes de plásticos.
Bonecos de copinhos de sorvete.
OBJETIVOS:
Valorizar o artesanato no processo da educação.
Estimular e desenvolver a imaginação e a criação dos objetos.
Mostrar que cada criança possui idéias diferentes do objeto imaginário.
RELATO
A educação pelo artesanato, procura englobar harmoniosamente valores como sentimentos e razão.
Cada aluno é um ser diferente do outro, com sua carga emocional, seus valores, suas atitudes e os hábitos, que a família ajudou a estruturar.
Dentro dessas atividades desenvolvidas com os alunos, pude reconhecer limites e soube até onde eles são capazes de dominar um determinado assunto. É importante estabelecer relações com trabalhos produzidos pelos alunos, sem discriminação estética, e não subestimar a capacidade dos alunos.
No momento em que estão envolvidos com a criação dos objetos, ficam eufóricos e concentrado é o momento de exprimir formas e forças que se mesclam a emoção e razão.
Penso que a atitude artística das crianças é considerada, como uma linguagem importante, repleta de significados e sensações, gostam e apreciam o que fazem, sempre perceptivas e atentas a suas criações.
Nos desenvolvimentos com as atividades, pedi que cada criança desenvolve-se seu próprio objeto. E a partir da dificuldade as crianças encontraram suas formas de confeccionar seus próprios objetos.
Em outra atividade, sugeri que cada um criasse seu próprio Objeto, possibilitando usar sua própria inventividade para criar artefatos inéditos e estéticos. Além disso, puderam aprender novas técnicas de feitio para poder reproduzir em suas casas, aperfeiçoando-se nelas.
O referido relatório tem como oportunizar ao aluno através do trabalho artesanal o desenvolvimento de suas habilidades manuais para que possa explorar e expandir sua criatividade e