Independência do brasil
1. INTRODUÇÃO
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Culminou no século XIX com a emancipação política de Portugal.
Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
2. VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
O processo de Independência do Brasil começou com a chegada da família real, quando a “colônia” assumiu as funções administrativas da metrópole portuguesa.
Nesse período, o mundo passava por grandes transformações. O fim da Revolução Francesa, alterou o quadro político-social da França, iniciando a Idade Contemporânea. Napoleão, imperador da França, iniciava uma expansão territorial por todo o continente europeu.
Portugal estava sob muitas pressões. De um lado, os franceses ameaçavam invadir o território daquele país, caso não cumprissem com a determinação do Bloqueio Continental contra os ingleses. Do outro, a interrupção do comércio com a Inglaterra resultaria no colapso da economia portuguesa e represálias dos ingleses. A invasão francesa era iminente.
As tropas francesas comandadas por Jean-Andoche Junot já estavam se aproximando de Lisboa quando D. João e a Corte portuguesa, em 29 de novembro de 1807, bateram em retirada rumo ao Brasil. O dia era chuvoso e frio. Uma multidão de lisboetas acompanhou o carregamento da gigantesca carga da família real, que chegou ao País em 22 de janeiro de 1808.
A escolha de vir para o Brasil é puramente economica, já que, se sabia que, na primeira metade do século XVIII, metade de toda a produção mundial de ouro saia do Brasil. Era uma riqueza enorme que fluía para Portugal, que era usada para comprar os outros bens