Análise entre o documentário Ilha das Flores e as idéias de Karl Marx
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Análise entre o documentário Ilha das Flores e as ideias de Karl Marx
O documentário Ilha das Flores é um curta-metragem brasileiro, que foi escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado, em 1989, e tem como tema a economia e as relações desiguais que ela gera entre os seres humanos, esse tema é desenvolvido no curta de forma bastante dinâmica, com profusão de imagens e uma grande quantidade de informações.
O curta coloca em pauta discussões acerca da pobreza, da fome e da exclusão social, temas esses que estão totalmente vinculados com a atualidade, apesar de o documentário ter sido produzido na década de 1989.
Se levarmos em conta as ideias de Karl Marx para a análise do documentário, veremos o quanto elas estão relacionas. Para ele, a sociedade é pensada de forma econômica, e os indivíduos que a compõe devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais. Em outras palavras, a teoria de Karl Marx está focada nas classes sociais.
Segundo ele, as sociedades capitalistas, como a que foi representada no curta, são regidas por relações entre o capital e o lucro. Desse modo, as desigualdades são constitutivas da sociedade capitalista, pois, para que existam essas relações é necessário que haja pessoas muito pobres, como os indivíduos da Ilha das Flores e em contra partida, pessoas muito ricas, as detentoras do capital, como o dono dos porcos, ou seja, é necessário que haja as divisões de classes para que exista o capitalismo.
No documentário são citadas características particulares dos seres humanos e que acabam por nos distinguir dos outros seres vivos, que são o tele-encéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor. Essas características são citadas com a intenção de “igualar” os seres humanos por meio da descrição física, no entanto, quando nos é apresentado à vida dos moradores da Ilha das Flores vemos que essa igualdade já não