Relatório de rm 1 - extensometria
“JÚLIO MESQUITA FILHO”
Campus de Ilha Solteira
Departamento de Engenharia Mecânica
1º Relatório Resistência dos Materiais II: Extensômetro
Discente: Daniel da Silva Tonon
Curso: Engenharia Mecânica
Docente: Luiz de Paula do Nascimento
Departamento: Engenharia Mecânica
Ilha Solteira, 10 de Outubro de 2012
1 – Introdução
Para que uma leitura feita pelo extensômetro possa ser feita correta, ou seja, para que você possa confiar nas medidas feitas pelo extensômetro é necessário que esse seja instalado corretamente. A seguir veremos os métodos de instalação correta dos extensômetros.
2 – Objeivos
Entender o procedimento e a importância da instalação de extensômetros.
3 – Revisão Teórica
Extensômetro é uma espécie de sensor capaz de medir deformações de corpos. Quando um corpo é deformado sua resistência ele altera sua resistência proporcionalmente a deformação do material.
Existem diversos tipos de extensômetros para diferentes aplicações. Os extensômetros podem ser fabricados com uma ou mais malhas de medição.
4 – Instrumentação do ensaio e instrumentação utilizada
4.1 - Preparação da Superfície
A preparação da superfície é de extrema importância para o extensômetro, pois é necessária que ela esteja quimicamente limpa, com uma rugosidade apropriada e com linhas de referência para que a instalação seja feita de forma correta e de bons resultados. Pode ser resumida nas seguintes etapas: - Desengraxe da superfície;
- Lixamento da superfície;
- Criação das linhas de referência para o Extensômetro;
- Condicionamento da superfície;
- Neutralização da superfície;
Para a execução dessas etapas deve-se tomar alguns cuidados como: tocar na superfície apenas com os dedos; limpar ela em um único sentido; isolar a superfície de elementos que possam contamina-la; deixar a solução de limpeza evaporar da superfície; deixar a superfície preparada para cada etapa.
Agora iremos analisar cada umas das