Relat rio Extens metria
1. Objetivos.............................................................................................3
2. Introdução..........................................................................................3
3. Parte Experimental..............................................................................3
4. Dados Experimentais...........................................................................4
5. Resultados Experimentais...................................................................5
6. Conclusão............................................................................................5
7. Bibliografia..........................................................................................5
1. Objetivos
Este relatório, bem como o experimento inerente a ele, visa determinar de maneira prática, a partir de gráfico construído por tabela, o módulo de Young e o Coeficiente de Poisson, a partir de dados coletados por ensaio de extensometria elétrica em corpo de prova de aço. Os valores obtidos serão também comparados com os propostos pela teoria.
2. Introdução
Para a determinação do Módulo de Young e do Coeficiente de Poisson, usaremos medidas coletadas por um aparelho, que a partir de meia ponte de wheatstone, e com o auxílio de um compensador de temperatura, medir a deformação relativa (longitudinal e transversal) no corpo de prova, a partir de extensômetros colados na superfície do mesmo (o qual completa a meia ponte).
3. Parte Experimental
Para a realização do experimento, com o auxílio do técnico, tomamos as medidas do corpo de prova usado (Tabela. 1). O próximo passo foi zerar o aparelho, e tomar cinco medidas (em carga e descarga) de deformação relativa, a partir de cinco cargas distintas e crescentes, para o extensômetro posicionado longitudinalmente no corpo de prova (de modo a completar a meia ponte), e montar uma tabela com os dados (Tabela. 2). Zeramos então novamente o aparelho, e agora com o extensômetro