trabalho sociologia
Este trabalho abrange uma vasta informação sobre algumas das ideias e conceitos de quatro dos mais famosos pensadores da Sociologia de todos os tempos: Émile Durkheim (15 de Abril de 1858 - 15 de Novembro de 1917), Karl Marx (5 de Maio de 1818 - 14 de Março de 1883), Augusto Comte (19 de Janeiro de 1798 - 5 de setembro de 1857) e Max Weber (21 de abril de 1864 - 14 de junho de 1920)
Porém, o conteúdo aqui presente ainda é só um pouco sobre o que foi estudado pelos quatro, pois eles descobriram e conceituaram muitos fatos importantes que ocorrem na nossa sociedade e seus pensamentos influenciam várias áreas de estudo atualmente.
Émile Durkheim (1858-1917)
Foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.
Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.
A diferença entre Comte e Durkheim é que o primeiro crê que se tudo estiver em ordem, isto é, organizado, a sociedade viverá bem, enquanto Durkheim entende que não se pode receitar os mesmos “remédios” que serviu a uma sociedade para resolver os “males” sociais de outras sociedades.
Para Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização. Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.
Também