Soluções aula
1. INTRODUÇÃO
O estudo das soluções é importante nos processos biológicos, porque cerca de 60% da massa corporal é liquida, contendo vários solutos orgânicos e sais minerais. Por outro lado, a maioria das drogas administradas no homem e em outros animais são soluções.
Uma propriedade característica das soluções é a concentração. Relacionado a ela, uma solução pode ser classificada como: saturada, concentrada ou diluída. As soluções dos organismos são consideradas aquosas e diluídas.
As substâncias puras (PA) não higroscópicas, solúveis e estáveis à temperatura ambiente são denominadas de PADRÃO PRIMÁRIO e sua concentração pode ser determinada a partir de sua massa medida em balança analítica e do volume da solução. A concentração molar de um padrão primário pode ser calculado pela equação:
Cm = m/(MM x V)
onde, m é a massa dada pela balança; MM é a massa molecular e V é o volume da solução em litro.
A concentração exata das substâncias que não são padrão primário não pode ser determinada a partir de sua massa, dada pela balança, porque elas contêm impurezas. Então, neste caso usa-se uma solução de padrão primário para determinar sua concentração. Isto é feito pela titulação volumétrica que permite determinar a concentração de uma solução reagindo-a com outra de concentração conhecida, usando-se a equação:
V1C1 = V2C2
onde, V1 é o volume da solução de concentração conhecida (C1) e V2 é o volume da solução de concentração desconhecida (C2). A concentração é expressa normalmente em molaridade e o volume em mL.
2. OBJETIVO
Preparar uma solução de concentração percentual (% m/v) de NaHCO3 e determinar sua concentração com exatidão, por titulação com uma solução padrão primário de HCl, como expresso pela reação:
NaHCO3 + HCl NaCl + CO2 + H2O
3. MATERIAL
NaHCO3 (MM = 84 daltons)
Proveta de 100 mL e Erlenmeyers (3)
Funil e Garrafa lavadeira
Bureta e Pipeta volumétrica de 5 mL
HCl 0,050M
Indicador