Projeto de aula de soluções químicas
PLANEJAMENTO DE AULA DE SOLUÇÕES
ELABORADAS POR:
FÁBIO LOPES MORANDI
LETICIA FERNANDES CROCE
OURO PRETO
DEZ/2010
RELEVÂNCIA DO TEMA
De acordo com os Conteúdos Básicos Comuns – CBC – da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, na sua proposta curricular de química de 2007 para o ensino médio, o conteúdo de soluções, está inserido como conteúdo para o ensino de química nas escolas do Estado de Minas Gerais na proposição de conteúdos complementares. A inserção desse conceito na proposta certamente é ancorada por diversos estudos realizados por profissionais das áreas de educação e ciências. O conhecimento de soluções é relevante ao aluno para que ele possa futuramente desenvolver outros conteúdos, como reações químicas em soluções aquosas, bem como ter conhecimento mais aprofundado de fenômenos em seu cotidiano. Também tem sua importância na composição do conhecimento científico do aluno, que poderá, futuramente, escolher esta ciência como sua profissão. Contextualizar não significa trazer para sala de aula elementos conhecidos da realidade do aluno e ficar no senso comum, mas iniciar o processo de ensino-aprendizagem trabalhando as ideias ou as representações que a realidade gerou no aluno, em relação ao conceito.
“É assim que vamos ensinando química: ouvindo o que os alunos pensam sobre os fenômenos e apresentando a forma como a química fala desses fenômenos.” (ROMANELLI, 2007, p.13).
OBJETIVOS
Este planejamento tem como objetivo trazer ao aluno o conhecimento sobre Soluções Químicas desenvolvendo no aluno as habilidades de propor conceitos a partir de sua vivência no cotidiano e depois relacioná-la com o discurso científico; solucionar questões envolvendo solubilidade de diferentes substâncias; calcular quantidades de matéria necessária para produção de solução; calcular concentração; alterar concentração e preparar soluções.
Este objetivo deverá ser alcançado no período de quatro