umdois
Transporte multimodal é a interligação de vários modos de transporte. Além de ter o objetivo de tornar mais rápido e eficaz a operação de transporte, o multimodal visa à redução de custos e a praticidade de transporte. O multimodal tem sua característica marcante à existência de um único contrato para o transporte, independente de quantos modais for utilizar, ou seja, um único transportador fica responsável pelo transporte.
O transporte multimodal apresenta diversas vantagens como agilidade no processo de transporte, responsabilidade de transporte somente sobre um transportador, diminuição de custos (já que só é um contrato é mais fácil negociar um valor mais baixo para mais de um transporte do que negociar com várias transportadoras apenas um trajeto), utilização de modais mais focados em reduzir custos e ganhar tempo na entrega da carga. Deve se levar em conta também a questão da segurança e do tipo da carga que será transportada: Se a carga é viva, como será o meio mais seguro e mais rápido de transportá-la, ou se é necessário certa urgência na entrega qual dos meios serão utilizados. Por exemplo: uma indústria automobilística fabrica um veículo no Japão, como ela transportará para o Brasil? Existe um prazo de tolerância curto para a entrega? O veículo virá de navio que é através de um modal mais lento, porém mais barato ou de avião, rápido e custa mais? Ao chegar no porto ou no aeroporto como será transportado até a concessionária? De caminhão cegonha que é mais caro porém mais seguro, ou de guincho (um meio mais barato) ? O multimodal estuda todos esses aspectos e se encarrega de elaborar uma única estratégia e um único contrato independente dos meios de transporte.
Para definir como será o transporte multimodal é necessário levar em conta as vantagens e desvantagens de cada modal de transporte e estuda-las para saber qual a melhor se encaixa na necessidade do transporte.
Modo rodoviário
Vantagens - Manuseamento mais simples