Solução supersaturada
Na natureza, raramente são encontradas substâncias puras. O mundo que nos cerca é envolto por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Quando há misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, estas recebem o nome de soluções. Elas se apresentam nos três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Como vimos durante a prática e que especificaremos em nosso relatório, podemos preparar soluções saturadas (aquelas que atingiram o coeficiente de solubilidade) e supersaturadas (as que ultrapassam o coeficiente de solubilidade). As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível. Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos.
Deslocar um equilíbrio químico significa fazer que a velocidade da reação direta fique diferente da velocidade da reação inversa. O deslocamento do equilíbrio químico é um artifício largamente utilizado nos processos industriais para melhorar a obtenção de determinadas substâncias.
Fatores capazes de deslocar o equilíbrio:
1. Concentração (Guldberg–Wage)
2. Temperatura (Van’t Hoff)
3. Pressão (Robin)
Objetivos desta prática
Aprender a realizar cálculos para preparação de soluções saturadas e supersaturadas, de equilíbrio químico e como funciona o deslocamento desse equilíbrio. Fazer com que os alunos tomem conhecimento sobre os métodos de preparação de diferentes tipos de soluções de uso comum em laboratórios. Fazer bom uso e manuseio dos instrumentos utilizados durante a prática.
Lista de materiais, reagentes e equipamentos
- 01 Balança Eletrônica Analítica
- 01 Bastão de Vidro
- 01