Precipitação de cristais a partir de solução supersaturada
1. INTRODUÇÃO:
O trabalho consiste na descrição dos objetivos do experimento - no qual foi realizada a precipitação de cristais de sulfato de cobre, assim como a metodologia empregada; envolvendo o local da experiência, o professor acompanhante, a duração, o solvente, o soluto e os equipamentos utilizados. Este relatório também visa, com o desenvolvimento, explicar todas as etapas do procedimento envolvendo os conteúdos de MIP e química e, através dos resultados, mostrar algumas reflexões que foram feitas e o aprendizado adquirido com a precipitação desses cristais.
2. OBJETIVOS:
O objetivo do experimento realizado em laboratório foi observar precipitações de cristais a partir de uma solução supersaturada, que é aquela que contém uma quantidade de soluto superior ao coeficiente de solubilidade a uma determinada temperatura.
3. METODOLOGIA
A experiência foi desenvolvida no laboratório de química sob supervisão do professor Renato César Souza Oliveira. Para obter a solução supersaturada, foi adicionado água e cinco colheres de sulfato de cobre em um bécker. Para agitar e aquecer a solução permitindo a dissolução do soluto e formação da solução supersaturada utilizamos um agitador magnético, num processo que durou aproximadamente uma hora. Após essa etapa, quando praticamente não havia mais corpo de fundo e já supersaturada, a solução foi filtrada com a utilização de um funil simples e papel filtro e, em seguida, colocada em um recipiente retangular de plástico. Logo após foi adicionado um cristal já formado do mesmo sal para que atuasse como “semente” na precipitação dos novos cristais. Depois de todo esse procedimento, a solução descansou em temperatura ambiente por um período de 24 horas e, no dia seguinte, os cristais haviam sido precipitados.
4. DESENVOLVIMENTO
Para dar início à experiência, foi colocado no bécker a água e o soluto, sulfato de cobre. Depois, com um agitador magnético, agitamos