maus tratos
O Cargueiro,relata os problemas sociais de crianças e adolescentes que vivem uma triste realidade e,que estão expostas aos diversos perigos e condições de vida inaceitáveis.
Paulo Novaes,Conselheiro Tutelar,pesquisou e conviveu com essas crianças por alguns anos e,conta no livro detalhes do relatos que lhes foram apresentados na convivência com os mesmos.
O autor apresenta de forma clara,todas as causas e consequências que levam crianças e adolescentes a se envolverem cada vez mais cedo com o mundo das drogas e a se tornarem frustrados consigo proprio.É alarmante o aumento de violência domestica,física,psicologica e sexual em que são submetidos.
Na maioria das vezes,as crianças se calam ou mudam seu comportamento,por medo ou vergonha e,vão carregando consigo esses traumas,que pode ser prejudicial em seu desempenho como cidadão ou gerar em sua mente comportamentos agressivos,quando maior.
Penso eu,que a sociedade e a familia tem sua parcela de culpa,por esses problema estarem difundindo cada vez mais;A sociedade taxa esses menores como delinguentes e marginais e esquecem que eles são sujeitos de direitos civis e sociais,garantidos na consituição.
A maior parte dos traumas e envolvimento com as drogas que as crianças e adolescentes trazem em sua “bagagem”,acarretam de relações muito complicadas com a familia.No lar falta uma série de carências de afeto e atenção,que são substituidas por abusos das diversas formas,envolvemento com o tráfico e o uso de álcool.Isso faz com que a criança e o adolescente, tente suprimir toda sua necessidade de afeto,num espaço de convivência com outras crianças que estão em situações parecidas com a sua.
Numa tentativa de convivio com a mãe,para gerar um vinculo de amizade,para que possa desabafar e detalhar abusos que vêem sofrendo por pessoas as vezes que moram dentro da mesma casa,algumas mães,optam por não acreditar nos filhos e chegam a expulsá-los de casa e,isso faz com que essa criança e adolescente