Solução Supersaturada
Objetivo: Preparar uma solução supersaturada.
Introdução Teórica: Ao preparar uma solução (soluto + solvente), essa pode se classificar em: insaturada, saturada ou supersaturada. Cada soluto possui um coeficiente de solubilidade, em que é o limite de soluto para uma quantidade de solvente, em uma determinada temperatura.
Com o utilizado nessa experiência, acetato de sódio, a solubilidade a 20ºC é 124g/100mL de água. Assim, mantendo a temperatura, se for colocado menos de 124g será uma solução insaturada, 124g será saturada, pois estará no limite, porém se passar dessa quantidade de soluto, não será dissolvido, e formará um precipitado, sendo assim, uma solução saturada com corpo de fundo.
Ao alterar a temperatura, a solução saturada com corpo de fundo, é capaz de se tornar uma solução insaturada, ou seja, o soluto dissolve completamente e, ao resfriar lentamente até a temperatura anterior, a solução permanece homogênea, porém instável. Qualquer vibração ou choque mecânico, pode fazer com que o soluto precipite, cristalize, entre outros fatores, que demonstrem que a solução é supersaturada.
Neste experimento, o foco é para a solução supersaturada.
Materiais: Tubo de ensaio, béquer, tripé, tela de amianto, suporte universal, bico de Bunsen, garra metálica, baqueta, colher de medida e micro funil.
Reagentes: Acetato de sódio (H3CCOONa)
Procedimento:
1. Com auxílio do micro funil, coloque 5 medidas de acetato em um tubo de ensaio seco;
2. Adicione 10 gotas (1mL) de água destilada
3. Agitando levemente a solução com a baqueta, dissolva o máximo possível de sal;
4. No béquer, coloque 150mL de água e aqueça;
5. Monte a aparelhagem conforme indicar a Professora;
6. Coloque o tubo de ensaio dentro do béquer e segure-o na vertical com o auxílio da garra metálica;
7. Aqueça-o na água do béquer até a completa dissolução do sal;
8. Deixe-o resfriar em completo repouso, até atingir a temperatura ambiente; observe que o soluto ainda