Marketing pessoal
O marketing pessoal (MP), não é nada mais, nada menos que uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.
Os elementos fundamentais, para o sucesso da prática do MP, são:
- A qualidade do posicionamento emocional para com os outros - A comunicação interpessoal
- A montagem de uma rede relacionamentos
- O correto posicionamento da imagem
- A prática de ações de apoio ajuda e incentivo para com os demais.
O marketing pessoal tem a ver com a imagem que você mesmo projeta no mercado, ou seja, você sendo o seu principal cliente, como você está e o que está fazendo por você mesmo.
A comunicação é um dos fatores fundamentais para quem deseja investir no seu próprio marketing; é a capacidade que a pessoa tem de vender a sua própria imagem, pois através de uma comunicação adequada, mostra o próprio potencial, transmite credibilidade e confiança, sabe persuadir e argumentar; tem estilo e presença marcantes e a flexibilidade para se ajustar às diversas situações.
.
Alguns exemplos para ajudar na busca e estruturação do seu marketing pessoal:
1- Faça algo para promover a sua própria imagem, por exemplo, cuidar melhor da sua própria aparência, quem sabe aquele regime, aquela atualização do seu guarda-roupa, ou melhorar a sua dicção.
2- Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento. Hoje se faz necessário um bom conhecimento de inglês e de espanhol, uma atualização nos novos programas de computador e, no mínimo, conhecimentos básicos para “surfar” na Internet.
3- Aproveite as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem; quer seja de falar em público, escrever um artigo para um jornal ou uma revista, fazer uma palestra ou tomar aquela