Solubilidade
Área do trabalho
EX
Explorando Conceitos Químicos na Atividade Experimental Teor de
Álcool na Gasolina
Milena Titoni1* (PG), José Cláudio Del Pino1,2 (PQ) milenaquimic@yahoo.com.br
1
PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS; 2 Área de Educação Química / Instituo de
Química – UFRGS.
Palavras Chave: ensino, experimento, cotidiano
RESUMO : Este artigo relata a atividade experimental “teor de álcool na gasolina”, que faz parte das cinco atividades realizadas com materiais alternativos e de baixo custo, na pesquis a do projeto de Mestrado apresentado ao
PPG Educação em Ciências da UFRGS. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma
Escola Agrotécnica, onde se procurou analisar a contribuição da utilização dessas atividades no aprendizado de conteúdos de química. A determinação do teor do álcool na gasolina foi obtida a partir da verificação da variação de volume da fase aquosa. Através da identificação e quantificação do álcool na gasolina, alguns aspectos importantes da química analítica fo ram abordados aos alunos, bem como a importância de se realizar análises para controlar a qualidade dos produtos.
INTRODUÇÃO
De acordo com Marconi et al (2000), “nos últimos anos, o ensino de Química tem se reduzido a transmissão de informações, definições de leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste, quase sempre, a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos ... que não representam aprendizagens significativas”. Entende-se que não se devem trabalhar conceitos relacionados com a química sem contextualizá-los ou sem associá- los com o ambiente do aluno e o contexto da escola.
O conhecimento do aluno é naturalmente construído na sua experiência cotidiana, nas coisas que o cercam. Por outro lado, é freqüente o aluno não estabelecer relação do conhecimento cotidiano com o científico.
“Introduzindo elementos