Solubilidade do dicromato de potássio
Curso: Técnico em Química Turno: Noite Módulo: I
Componente: Físico-química
Aluno:Fábio Dias
Objetivo
Determinar a solubilidade do Dicromato de Potássio, utilizando duas quantidades de massa diferente.
Introdução
Ao juntar duas ou mais substâncias se obtêm como resultado desta ação uma mistura, que pode ser homogênea ou heterogênea.
A mistura homogênea é aquela que apresenta uma aparência uniforme, unifásica, como a água e o álcool por exemplo. Já a mistura heterogênea apresenta em sua extensão, duas ou mais fases, sendo possível visualizar que não há uma única aparência em sua superfície, como no caso da água e óleo.
A primeira mistura citada, também pode ser chamada de solução. Desta maneira, para formarmos uma solução é preciso de um soluto e um solvente: 50 mL de Álcool | 100 mL de Água | Mistura Homogênea | Soluto | Solvente | Solução |
O soluto é o que está em menor quantidade e dissolvido. Logo, o solvente é o que está em maior quantidade e dissolvendo.
Pode haver soluções diluídas (pouco soluto) ou soluções concentradas (muito soluto), tal como a tinta. Ao diluí-la em água se diminui a sua concentração.
Por outro lado, se em certa solução for adicionando gradativamente soluto, com temperatura constante, observa-se que, em dado momento, o soluto não se dissolverá mais, e a partir disto, todo soluto que acrescido à solução se depositará ou precipitará no fundo do recipiente. Pode-se dizer, portanto, que a solução está saturada.
NaCl Água destilada Solução Saturada
O ponto de saturação é definido pelo coeficiente de solubilidade (quantidade máxima que uma substância pode se dissolver num líquido) e depende da natureza do soluto e do solvente, da temperatura (à medida que esta aumenta, facilita a dissolução da substância) e da pressão (nos casos em que há gases).
Assim, de