Relatório solubilidade
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnologias - UNUCET
Anápolis, 13 de abril de 2012.
Disciplina: Química Fundamental e Experimental
Acadêmico: Cindy Alves Reis da Silva
Determinação da solubilidade de um sólido em um líquido
1. Objetivos:
Determinar a solubilidade de um sólido em um líquido. 2. Introdução Teórica:
Solução é uma mistura uniforme de átomos, íons ou moléculas de duas ou mais substâncias. Normalmente uma das substancias de uma solução é um líquido. Uma característica da solução é que apresentam um aspecto homogêneo.
Uma solução consiste em dois componentes: o soluto (presente em menor quantidade, é a substancia que é dissolvida) e o solvente (presente em maior quantidade, é a substancia que dissolve).
A solubilidade corresponde à massa máxima do soluto que pode ser dissolvida em uma quantidade padrão de solvente a uma dada temperatura e pressão. A Unidade do Sistema Internacional da solubilidade é mol.dm-3 ou mol.L-1, embora também possa ser expressa em g.dm-3 ou g.L-1.Geralmente a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura mas existem casos em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura. A variação da solubilidade é causada pelo efeito térmico da dissolução.
Quanto a quantidade de soluto, as soluções podem ser: * Diluídas: apresentam pequenas quantidades de soluto. Exemplo: soro fisiológico (0,9 g de NaCl e 99,1 g de H2O). * Concentradas: apresentam grande quantidade de soluto. Exemplo: álcool doméstico (46% de álcool e 54% de água). * Saturadas: contem a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido. Exemplo: 36 g de NaCl por 100 g de H2O a 20º C. * Não-saturada: contem uma menor quantidade de soluto que o necessário. Exemplo: 20 g de NaCl por 100 g de H2O a 20º C. * Supersaturadas: obtidas em condições especiais a uma dada temperatura, quando o limite de saturação é ultrapassado. São instáveis, movimentações bruscas ou a introdução