Solubilidade
Campus Diadema – 1º semestre de 2008
Experiência nº. 4: Solubilidade
Química das Transformações
Alan Patrick Queiroz Moro
Gisele Erika Perjessy
Paola de Queiroz Ferreira
Turma A
Prof.ª Fernanda Bazito
1. Resumo
Nesta experiência foi estudada a solubilidade do dicromato de potássio. Para isso, foram aquecidas cinco soluções de concentrações diferentes e obtidas as temperaturas em que se solubilizaram. Depois essas soluções foram resfriadas até recristalizarem e as temperaturas foram novamente anotadas. A partir desses resultados, construiu-se uma curva de solubilidade do dicromato de potássio e observou-se que com o aumento da temperatura a solubilidade aumenta. Também observou-se que quanto maior a concentração da solução, maior a temperatura necessária para solubilizá-la.
2. Introdução
Em química o termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. Assim, a solubilidade é a medida da capacidade de uma determinada substância dissolver-se num líquido, que pode se expressar em mols por litro, gramas por litro ou porcentagem de soluto por solvente.
A solubilidade de uma substância é a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia e depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. Portanto, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido à polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis, podendo-se dizer, de maneira geral, que: substâncias polares dissolvem substâncias polares e substâncias iônicas e substâncias apolares dissolvem substâncias apolares.
No experimento realizado estudou-se o efeito da temperatura na solubilidade do dicromato de potássio em água. Então, determinou-se a curva de solubilidade desse sal, através da medição das