Mamografias
II ANPPAS – ABRIL 2004
Qualidade de Vida no Trabalho e Responsabilidade Social
Sérgio Mancini Laur Scalzaretto Luiz Cesar M. Quintella Osmar Fantinato Profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França
Abril de 2004
1 – Resumo
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) são assuntos relacionados que serão tratados nesse trabalho. Procura-se avaliar indicadores de QVT em indivíduos envolvidos e não em Programas de RSE para ver se há ou não relação entre participação nesses programas e Qualidade de Vida no Trabalho. A hipótese a ser avaliada é que a relação existe e é positiva, isto é, os indivíduos que participam de Programas de Responsabilidade Social apresentam um resultado melhor nos indicadores de QVT.
É feita uma revisão na literatura dos conceitos envolvidos e são estudadas duas empresas
de áreas de atuação diferentes – uma da área financeira e outra farmacêutica - e com Programas de RSE diferentes com o objetivo de comparação. Nelas é aplicado um instrumento de pesquisa. O instrumento utilizado é um roteiro de entrevista baseado nos indicadores biopsicossociais ( instrumento BPSO 96 de Limongi modificado ).
2 – Introdução
Este relato se propõe a avaliar a relação existente entre as ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e os aspectos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os tema QVT e RSE guardam uma proximidade e uma certa identidade, posto que, na generalidade, não estão ligadas, diretamente, aos objetivos primordiais das organizações. São tratadas como atividades acessórias, ainda que hodiernamente venham sendo tratadas como eventos essenciais à consecução dos objetivos organizacionais. Carece de estudos e pesquisas mais aprofundados para que se entenda a crescente atenção que se dá para esses conceitos. Já é comum nas grandes organizações a destinação de recursos em caráter permanente para ações