Corrente científica do neopatrimonialismo contábil
(Informações)
Uma doutrina é feita de crenças e crentes. Uma doutrina científica se constrói com verdades e verdadeiros interessados. O Neopatrimonialismo, como doutrina científica é um caminho para raciocinar-se em Contabilidade, buscando a explicação sobre as essências, dimensões e ambientes da riqueza dos empreendimentos humanos. Entende a Contabilidade como a ciência que tem por finalidade levar as células sociais à Prosperidade para que o somatório de tais estados enseje o bem estar da humanidade. Não é um processo de “fazer informação”, mas, um método de entender e explicar porque as coisas foram feitas.
Professor Doutor Antônio Lopes de Sá
CORRENTES CIENTÍFICAS E NEOPATRIMONIALISMO
A ciência da Contabilidade se construiu com a cooperação de muitos pensadores, todos intelectuais de grande valor e que conseguiram através de suas escolas fazer com que elas se proliferassem em movimentos coordenados e liderados por idéias fundamentais e características.
As mais expressivas correntes científicas surgiram na França, Itália, Alemanha, Portugal e Espanha, mas, com maior intensidade na Itália, Alemanha e França (desde o século XIX).
Tais correntes foram: Contismo, Materialismo, Personalismo, Reditualismo, Aziendalismo, Controlismo, Neocontrolismo e Patrimonialismo.
Tais movimentos qualificaram as nações referidas perante a comunidade científica internacional e construíram parte importante da História da Contabilidade.
No Brasil a primeira corrente que surgiu, com repercussão internacional, foi a do Neopatrimonialismo.
Trata-se de um esforço intelectual que está em marcha e como todo trabalho cientifico em permanente pesquisa e progresso.
COMPONENTES DA CORRENTE
A corrente científica do NEOPATRIMONIALISMO é constituída por estudiosos, professores, universitários qualificados e profissionais.
Tem muitos milhares de adeptos (dos quais