SOLUBILIDADE DE SAIS
*o sal escolhido foi o periodato de potássio (KIO4) por este ser um sal moderadamente solúvel e assim, qualquer alteração na solubilidade por algum efeito que aumente ou diminua a mesma, poderá ser facilmente observado.
2.Introdução:
A solubilidade de um sal é a quantidade de sólido que pode ser dissolvida em um determinado volume de líquido, a uma certa temperatura. Considerando um sal moderadamente solúvel do tipo MX, tem-se o seguinte equilíbrio em solução:
MX (sólido) M+ (aq) + X- (aq)
E a constante de equilíbrio é dada por:
K’ = [M+] [X-] / [MX (sólido)]
Como a concentração de um sólido em solução é constante, tem-se:
K’s = [M+] [X-] = s2 na qual K’s é denominado produto de solubilidade, cujo valor depende da temperatura e s é a solubilidade do sal, no caso o MX, tem-se [M+] = [X-] = s.
É importante que se possa calcular o valor de K’s para os dois efeitos estudados a partir do experimento; efeito do íon comum e do íon inerte.
De acordo com o efeito do íon comum, quando adiciona-se um outro sal; em uma solução saturada; que forneça um dos íons, a solução tenderá ao equilíbrio por diminuição da concentração dos íons adicionados. Ou seja, a solubilidade do sal diminui e o mesmo precipita.
Porém se o sal adicionado for inerte, contendo íons diferentes, haverá aumento da solubilidade (efeito salting-in: interações iônicas favoráveis causam diminuição da atividade, diminuindo assim, o potencial químico da solução pela interação do íon com sua atmosfera iônica e tornando a dissolução do sal mais espontânea); de acordo com o efeito do íon inerte.
Em uma solução ideal, na qual os íons presentes em solução não têm interações entre si, o potencial químico de um íon i, pode ser dado como: µi = µi° + RTlncionde ci é a molaridade do íon em solução e µi° é o