RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: CONSTRUÇÃO DA CURVA DE SOLUBILIDADE DE UM SAL
CCBA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
CURSO DE AGRONOMIA
QUI0346D - QUÍMICA APLICADA A AGRONOMIA
PROFESSOR: Almir Luis Brancher
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA:
CONSTRUÇÃO DA CURVA DE SOLUBILIDADE DE UM SAL
Caxias do Sul, 27 de março de 2014.
INTRODUÇÃO
A dissolução é um fenômeno importante no qual uma ou mais substâncias, designadas de solutos, se misturam de forma homogênea com outra substância, o solvente. O grau de dissolução de um soluto em um solvente depende de vários fatores, entre eles: a natureza das partículas de solvente e soluto e as interações entre elas; a temperatura na qual a solução é formada; a pressão de um soluto gasoso.
Para cada conjunto de condições existe uma quantidade limite de uma dada substância para conseguir se dissolver num determinado solvente, designada por solubilidade dessa substância nesse solvente. Obtendo a quantidade de soluto dissolvido num determinado solvente e a solubilidade deste, as soluções podem se classificar como:
Insaturadas: quando a quantidade de soluto na solução é inferior à sua solubilidade;
Saturadas: quando a quantidade de soluto em solução for igual à solubilidade desse soluto;
Sobressaturadas: quando a concentração de soluto em solução é superior à solubilidade.
(Gráfico 1 – Curva de solubilidade do KNO3. Disponível em: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/solucoes/solubilidade.html. Acesso em 01 abril 2014).
O coeficiente de solubilidade é necessário para analisar o excesso de soluto, quando suas moléculas não conseguem mais realizar ligações, pois não há mais moléculas de solvente suficientes para a interação com as moléculas de soluto. Ocorre também uma diferença de solubilidade do mesmo soluto em diferentes solventes. A maioria das substâncias aumenta sua solubilidade conforme o aumento da temperatura, no caso dos gases, a solubilidade diminui.
Com base nestes dados, determinaremos no