Unidade Didática - Soluções
CENTRO DE ...
DEPARTAMENTO DE ...
Unidade Didática
“Soluções”
Aluna:
Disciplina:
Professora:
Cidade – Estado
Ano
INTRODUÇÃO
Nas aulas oferecidas ao ensino médio, a química vem sendo dada por meio de transmissão de conteúdos que devem ser decorados pelos alunos e posteriormente trazidos a tona na hora da prova, sem formação de significado nem nenhum tipo de contribuição para a formação cidadã dos alunos, caracterizando o ensino tradicional. Os conteúdos são inúmeros, extensos e não tem muito sentido para o aluno, que passa a rejeitar a química por pensar que ela é algo exclusivo dos laboratórios e indústrias. Um aluno que estuda desta forma pode até ir bem na prova e com isso considera-se que ele aprendeu a matéria, mas muitas vezes tais conhecimentos são decorados e esquecidos após a avaliação para dar lugar a novos conhecimentos também decorados.
Mas a química pode ser um instrumento de formação social e cultural que favorece o exercício da cidadania por parte dos estudantes, porém isso só será possível se o conhecimento químico for promovido como um meio de interpretar o mundo interferir na realidade, como construção histórica relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade.
A proposta apresentada par o ensino de química de acordo com os PCNs propõe que o conhecimento e a apreensão por parte do aluno das transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos, encontrados na atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, e suas relações com o sistema produtivo, industrial e agrícola de forma integrada e significativa. Os PCNs afirmam que:
“o conhecimento químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente em contínua mudança.”
Esse
documento
ressalta
e
importância
da
interdisciplinaridade
da
contextualização do conteúdo,