Solubilidade de um sal
Caio Andreoli Felipe Isaac
Relatório apresentado à Professora Ana Maria Pires da disciplina de Química Geral do curso de Engenharia Ambiental
PRESIDENTE PRUDENTE
26/04 – 2013 (EXECUÇÃO DA PRÁTICA)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A- A solubilidade é uma propriedade muito importante na química, que é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido, com isso, na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Assim, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares. O termo solubilidade designa tanto fenômeno qualitativo do processo (dissolução), como expressa quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.
Desta maneira a experiência de determinação da solubilidade de um sal em água nos proporcionou compreender como funciona esse processo, que envolve fatores como temperatura, quantidade de soluto colocada no solvente e a sua polaridade, e assim observar a temperatura de solubilização e de precipitação do sal em água.
B- Principalmente em laboratórios químicos e em indústrias, o processo de diluição é muito importante, porque o químico precisa preparar soluções com concentrações conhecidas. Além disso, em atividades experimentais são utilizadas soluções com concentrações bem baixas, assim, uma amostra da solução concentrada é diluída até a concentração desejada. Outro fator importante para a compreensão do processo de diluição, como a sua concentração, são os