sistema endócrino
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
Hipotálamo
O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária. Suas funções e caracteristicas são:
- Regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas.
- Secreção de neuro hormônios.
- Controla a temperaturas corporais, a fome, sede, sono e os ciclos circadianos (ritmo circadiano).
- Importante na homeostase corporal
- É o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual
- Produz também o hormônio sholeordofina que estimula o crescimento da cabeça
O hipotálamo desempenha um importante papel no controle do sistema endócrino, porque regula a secreção hormonal da hipófise, que influencia funções tão diversas como o metabolismo, a reprodução, as respostas aos estímulos agressivos e a produção de urina. O hipotálamo está também associado a funções relacionadas com emoções e humor.
Glândula tireóidea
É uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço e produz hormônios, principalmente