Relatório de determinação se sacarose
A bromatologia é a disciplina que estuda integralmente os alimentos. Permitindo conhecer a sua composição qualitativa e quantitativa, o significado higiênico e toxico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evitá-las. É utilizada para verificar o cumprimento da legislação, através de métodos analíticos que sejam precisos e exatos e, de preferência, oficiais.
Essas análises são muito importantes principalmente para proteger o consumidor de ingerir alimentos não adequados.
Entende-se por falsificação a adição ou subtração parcial ou total de qualquer substância na composição de um produto. De acordo com o RIISPOA, considera-se fraudado, adulterado ou falsificado o leite que: 1) for adicionado de água; 2) tiver sofrido subtração de qualquer dos seus componentes, exceto a gordura nos tipos “C” e “magro”; 3) for adicionado de substâncias conservadoras ou quaisquer elementos estranhos à sua composição; 4) for de um tipo e se apresentar rotulado como de outro de categoria superior; 5) estiver cru e for vendido como pasteurizado; 6) for exposto ao consumo sem as devidas garantias de inviolabilidade.
Objetivo
Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade do leite, através da possível contaminação de sacarose.
Materiais e Métodos
Proveta de 50 ml;
Pipeta graduada de 5 ml;
Pipeta graduada de 10 ml;
Béquer de 150 ml;
Papel de filtro;
Funil;
Bico de Busen;
Cápsula de porcelana;
Sacarose;
Solução de Ferrocianeto de potássio a 15%;
Solução de Sulfato de zinco a 30%;
Solução de Ácido Sulfúrico a 40%;
Cloreto estanhoso;
Ureia.
Procedimento
Primeiramente pesou-se 4 g de ureia e 0,2 g e diluiu-se em 10 ml de ácido Sulfúrico a 40%, usando-se o aquecimento para auxiliar a diluição.
Em seguida pesou-se 0,5 g de Sacarose; mediu-se em uma proveta, 45 ml de leite transferiu-se para o béquer de 150 ml e adicionou-se 0,5 g de Sacarose. Adicionou-se 2 ml de solução de Ferrocianeto de potássio a 15% e 2 ml da solução de