SOLICITAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA ESTUDO DE CASO
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
SOLICITAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA ESTUDO DE CASO
NOMES: ELIDA PATRICIA DE OLIVEIRA FERNANDES
ELIZABETE DO CARMO RODRIGUES
MARIA AUGUSTA T VELLOSO
ITAPECERICA DA SERRA
2013
SUMARIO
Introdução
Desenvolvimento
Hipóteses
Conclusão
Referencias Bibliográficas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda um estudo de caso de uma criança de 8 anos de idade, que pertence ao uma família de baixa renda e que passa por dificuldades no seu dia a dia. Realizado através de um diagnóstico psicopedagógico, como uma pessoa que apresentava queixa básica a ausência de habilidades de leitura e escrita. Na realização do referido estudo de caso aplicou-se conhecimentos teóricos e práticos da área Psicopedagógica.
Diante dos problemas de aprendizagem que afeta aluna no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, provocando sua exclusão na escola e consequentemente o fracasso escolar, faz-se necessário esclarecer a importância do diagnóstico psicopedagógico, como um instrumento de investigação que busca através da análise dos diferentes fatores que envolvem a aprendizagem compreender as causas que desencadeiam os problemas dela decorrentes.
O fato de estar na escola e não progredir na aprendizagem é angustiante para o aluna, especialmente, e também para sua família.
DESENVOLVIMENTO
Estudo de caso – Solicitação da Escola de uma Avaliação Psicopedagógica
Aninha, 10 anos, é filha de uma família sem recursos financeiros, mas acolhedora. Por ser a caçula, Aninha sempre ajudou seus pais mais de perto enquanto seus irmãos maiores iam para a escola. Os pais que são “carroceiros” levam a mesma para as ruas e esta os ajuda a recolher os objetos com algum “valor”.
O trabalho atrasou a entrada de Aninha na escola (8 anos). A menina teve muitos problemas de interação na escola, já que