ESTUDO DE CASO Institucional
Curso: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Disciplina: PSICOPEDAGOGIA: DIAGNÓSTICO E POSSIBILIDADES DE
INTERVENÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS/ INSTITUCIONAIS
Docente: Leila da Franca Soares
Caros alunos,
Este documento tem a finalidade de orientá-los na realização do ESTUDO
DIRIGIDO.
A seguir serão apresentados 02 (dois) casos institucionais que vocês, deverão escolher apenas um e elaborar uma sequência diagnostica psicopedagógica.
Nesse momento, é importante utilizar o material didático e as referências indicadas como apoio teórico e para esclarecimentos de possíveis dúvidas.
Seguem instruções para a realização da ativídade que faz parte da disciplina Psicopedagogia: Diagnóstico e possibilidades de intervenção nos espaços educativos/ institucionais:
1. Ler os dois casos institucionais e escolher um para elaboração da sequência diagnostica psicopedagógica.
2. Elaborar a sequência diagnostica psicopedagógica justificando cada etapa escolhida. Por exemplo, se julgarem necessária a escuta do sujeito ou a conversa com o professor, é imprescindível que expliquem e embasem o motivo teoricamente.
1. Após realizar a sequência diagnostica psicopedagógica é obrigatória a elaboração da devolutiva com as possíveis indicações e encaminhamentos internos e externos a instituição, se houver.
2. Vale lembrar que ao finalizar a atividade é importante que revisem o texto, que ele atenda as normas da ABNT.
CASO INSTITUCIONAL (1)
Trata-se de uma instituição escolar que atende, pedagogicamente, sujeitos da aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A psicopedagoga da instituição recebe uma solicitação feita pela direção, no primeiro semestre do ano letivo, pedindo para que observe o grupo 09 (relativo a terceira série).
Na folha de encaminhamento consta o seguinte: "A coordenadora pede ajuda em relação ao comportamento da turma. Dificuldade do grupo em lidar com limites e regras. Esse comportamento observado tem dificultado o andamento do grupo em