Psicopedagogia - artigo
Daniela Gatolini de Souza1
RESUMO O presente estudo objetivou apresentar a importância do psicopedagogo no desenvolvimento do educando, a partir das possibilidades de intervenção do Psicopedagogo diante das dificuldades específicas que os alunos apresentam. Assim, com o estudo feito, pode-se concluir que o Psicopedagogo pode fazer muita diferença no desenvolvimento do educando, com uma escuta e um olhar mais sensível quanto às demandas de professores, alunos e famílias. Assim, a Psicopedagogia tem um importante papel na vida da criança que apresenta necessidades e demanda cuidados, pois, enquanto aprende na escola, compreendendo que o desenvolvimento cognitivo de uma criança é uma longa fileira de transformações, de transgressões de uma atividade dominante para outra, é um diálogo que ela estabelece com o seu futuro, com o caminho que vai trilhar e com os recursos e possibilidades que o meio lhe oferece. Palavras-chave: psicopedagogo; ensino; educando.
1- Graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco, e em Letras pela Faculdade ASMEC, pós graduada em Espanhol pela FINOM., é aluna do curso de pós-graduação Lato sensu em Psicopedagogia Institucional da FINOM, atua como professora da rede estadual de São Paulo em Águas de Lindóia.
1 INTRODUÇÃO Um olhar psicopedagógico no processo educativo se ocupa das relações sociais, dos
mecanismos das interações entre aluno e professor, das ações do processo ensino-aprendizagem e das implicações sociais desse processo, que representa muito mais do que uma relação formal e superficial em que o aluno deve memorizar conhecimentos e adquirir habilidades, tornando-se disciplinado e obediente, “adestrado”. Tomando o processo de ensino como algo vivo, a psicopedagogia está profundamente comprometida com a apreciação do aluno como um indivíduo único, cuja personalidade é construída através da vivência social e cultural mas, sobretudo, a partir das