Software livre x software proprietario
Em diversos lugares, podemos observar as discussões existentes entre o Software livre e o Software Proprietário. Somos sim a favor do software livre, principalmente quando o assunto é o compartilhamento de informações e do conhecimento, entretanto levantamos a questão do suporte aos usuários.
Antes de explicar de forma mais clara esta opinião, vamos esclarecer o que é cada um destes termos para que os usuários que não estão envolvidos diariamente entendam.
De forma simples, o software livre é um programa criado e gerenciado por várias comunidades de desenvolvedores espalhadas pelo mundo. Estas comunidades se comprometem a colaborar com o desenvolvimento, atualização e correção do software. Já o usuário tem a opção de utilizar o programa sem custos, conforme a licença de uso de cada um.
O software proprietário é um produto criado por uma empresa que detém os direitos sobre o produto, e sua distribuição é feita mediante pagamento de licença de uso.
Apresentada as diferenças, podemos analisar basicamente um ponto positivo e outro negativo. No caso do software livre, existe a liberdade dos usuários utilizarem um sistema sem a necessidade de investimentos em licenças de uso, ao contrário do software proprietário. Entretanto, no caso do software livre, mesmo com grande quantidade de material didático publicado na internet, o usuário acaba sempre precisando de um apoio técnico. Esta afirmação é fundamentada na nossa experiência na empresa durante 4 anos e mais 12 anos de trabalho em uma instituição de ensino superior, trabalhando diretamente com suporte aos usuários.
Um exemplo claro é o MOODLE, um dos softwares mais usados para a criação de um ambiente de educação a distância, possuindo grande quantidade de material didático na Internet, como video-aulas e apresentações em power point, entretanto, muitos docentes ainda encontram dificuldade em utilizar de forma completa esta ferramenta. Estes professores acabam recorrendo