Teoria geral da administração
Conteúdo
Visão Geral Software Livre x Proprietário Patentes Tendências de Uso do Software Livre Custos do Software Proprietário Vantagens do Uso do Software Livre
Software Livre (Free Software) Software)
Definição de Software Livre, escrita pela Free Software Foundation (FSF):
«“Free software” is a matter of liberty, not price. To understand the concept, you should think of “free” as in “free speech,” not as in “free beer.”»
Fonte: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html
Software Livre (Free Software)
A ideia do Software Livre é que os seus utilizadores o possam utilizar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar. Mais precisamente, referese a quatro tipos de liberdades/direitos, para os utilizadores do software:
●
●
●
A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. Acesso ao código do software é uma pré-condição para isto. A liberdade de distribuir cópias do software, para que se possam ajudar terceiros. A liberdade de melhorar o software e tornar públicas as alterações que levaram a essa melhoria, para que toda a comunidade possa beneficiar destas. Acesso ao código do software é uma pré-condição para isto. A liberdade de utilizar o programa, para qualquer fim.
●
Fonte: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html
Software Livre (Free Software)
Software é considerado Software Livre se os seus utilizadores tiverem todas estas liberdades. Assim, um utilizador deverá poder distribuir cópias do software, modificadas ou não, gratuitamente ou cobrando um valor pela distribuição, para qualquer pessoa e em qualquer local. Ter as referidas liberdades significa (entre outras coisas) que não é necessário pedir qualquer tipo de permissões ao(s) autor(es) do software.
Software Proprietário
Software Proprietário é software que impõe restrições que condicionam a sua utilização e posse.
●
Também chamado “software fechado”