Software livre x software proprietário
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS – CCA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL
Daniel Goetze
Diego Rocha
Marcos Favoreto
SOFTWARE LIVRE
SOFTWARE PROPRIETÁRIO
ALEGRE
2012
Índice
Introdução
Desenvolvimento
− Software Livre
− Conceitos
− Exemplos
− Open Source
− Licenças
− Utilidade, comercial ou não-comercial
− Software proprietário
− Licenças
− Utilidade, comercial ou não-comercial
− Empresas e produtos reconhecidos no mercado.
− Software comercial e não-comercial
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
O trabalho consiste nas principais características desses dois tipos de softwares, os livres e os proprietários, visando à caracterização dos mesmos assim como a sua comparação e diferenciação. Através dos seus conceitos o presente trabalho objetiva apresentar tais características de forma simples e sucinta.
Software Livre
Software livre é um tipo de software que deve ter obrigatoriamente disponibilizado o código-fonte para alteração, distribuição, cópia ou estudo. Dois órgãos são responsáveis pela proteção e promoção do software livre, são eles:
* Open Source Initiative (OSI); * Free Software Foundation (FSF).
Para a FSF é considerado um software livre todo software que da a liberdade para executar o programa para qualquer propósito, possibilita estudar como o programa funciona e adaptá-lo as suas necessidades, da liberdade para redistribuir cópias do programa e a liberdade para modificar o programa e distribuir as modificações.
Para a OSI as condições para se determinar esse tipo de software são diferentes, em suma as condições são baseadas no conceito de que a disponibilidade do código-fonte não é condição suficiente para que ele seja considerado um código aberto. Para a OSI é necessário satisfazer dez critérios para que seja considerado um software livre:
1. Livre distribuição: Licença não pode restringir ninguém; 2. Código-fonte: Programa