Sofrendo a gramática
PERINI. Mário A. Sofrendo a gramática. 3 ed.São Paulo: Ática, 2003
Perini é professor, linguista e critico da gramática tradicional, tendo vários livros publicados na área da liguistica.
O autor tem como objetivo mostrar a importância da língua no aspecto da fala sem deixar de lado a escrita e a gramática, ele nos mostra que a fala e a escrita são duas coisas distintas na Língua Portuguesa. Defendendo o ensino da gramática como ciência para que haja espaço para debate e não que a tratem como dogma.
Perini no livro “Sofrendo a gramática” inicia afirmando que saber a gramática e o português é privilégio para poucos. São restritas as pessoas que dominam a Língua Portuguesa.
O autor fala sobre a nossa sabedoria gramatical oculta, que nada mais é que nosso conhecimento de organizar as frases, ou seja, temos competências de assimilar a estrutura da nossa língua. Ele aborda também o assunto "Classificação das palavras" de uma forma clara e objetiva, trata da difícil tarefa de classificar as palavras, pois mesmo os grandes gramáticos se divergem na hora de fazê-las, confundindo ainda mais as pessoas. Perini faz uma divisão comparando a gramática com a zoologia, os animais, em: mamíferos, répteis, peixes, insetos, aves, anfíbios, etc. – o que facilita o entendimento desse texto.
Mario Perini cita o exemplo do ornitorrinco como exceção, pois, é mamífero e também bota ovo, nesse exemplo quer mostrar que depende do modo que vamos analisá-lo chegaremos a conclusões diferentes. Assim, essas separações em gênero como são apresentadas, embora convenientes e úteis, não são perfeitas.
A classificação se da por adjetivos, verbos, preposições, orações e sintagmas nominais e é ai que o autor faz sua comparação, logo percebemos que a linguagem tem um ponto em comum com a zoologia, porque sua classificação de classe de palavras não são bem definidas tão pouco claras, igualmente com os animais.
É interessante as