Taxa selic
Quando é restritiva, a taxa Selic funciona como um obstáculo para o crédito em banco para as pessoas físicas e empresas. Quando o governo quer desacelerar o consumo/PIB, além de diminuir a massa salarial, limitam também o crédito nos bancos (empréstimos) através da diminuição de capital nos bancos. O governo faz isso pegando dinheiro emprestado dos próprios bancos.
2) Explique a diferença entre juro real e juro nominal. Qual a situação de ambos hoje no Brasil (taxa selic real e taxa selic nominal)? Pesquise
Juro Nominal é a porcentagem divulgada periodicamente pela reunião do Copom. Já o Juro Real é a diferença entre a taxa Selic divulgada por essa reunião e a inflação projetada para o ano. Atualmente a taxa Selic meta está em 9,75% e a inflação em 4,5%.
3) Explique o que embasou o Copom a reduzir a taxa selic em 0,75pp (de 10,5% para 9,75%) em sua última reunião. Quais os prováveis efeitos disso sobre a economia?
A necessidade de estimular o crescimento da economia e a inflação sob controle. Além disso, o juro alto atrai mais capital externo em busca de rendimento. Mais dólar no mercado, mais desvalorizada fica a moeda frente ao real e mais os exportadores perdem competitividade.
4) Explique os 3 fatores que determinam os juros que pagamos nos diversos tipos de empréstimos
Controle da inflação: O Governo usa artifícios para controlar o consumo e um deles é através dos juros dos empréstimos, que são absurdos, comparados aos feitos ao governo.
Taxa Selic alta: Uma tática para esse controle é o aumento da taxa Selic que implica diretamente no juro dos empréstimos.
Empréstimo de risco: A razão mais cabível é a de que existe um risco no empréstimo feito a pessoas físicas, em vista dos empréstimos feitos ao governo, que tem quase total garantia de serem