Sodio
A reação àlcali- agregado é uma das manisfestações patológicas de maior grau de deteriorização do concreto, principalmente em obras de infra- estrutura, barragens e pontes.
A norma que diz esse valor é a NBR 15577/2008. Os principais fatores que influenciam a reação provêm de processos químicos, entre alguns dos compstos mineralógicosdo agregado com hodróxidos alcalinos originários do cimento, água de amassamento e agentes externos, os quais estão dissolvidos nos poros dos concreto.
Essa reação apesar de lenta,conduz a um quadro patológico irreversível, gera produtos expansivos capaz de microfissurar o concreto,causando a perda de hemogeniedade de resistência mecânica e de durabilidade.
Apesar de existirem formas eficientes de evitarque a RAA se desenvolva do ponto de vista preventivo, após a instalação do processo deletério, os danos causados são irreversíveis e as soluções de recuperação ainda são paliativas.
A RAA é uma reação química que se processa, numa argamassa ou concreto, entre os íons hidroxilas (OH-) associados aos álcalis óxido de sódio (NA2O) e óxido de potássio (K2O), provenientes do cimento ou de outras fontes, e certos tipos de agregado.
• Referências Bibliográficas
ANDRIOLO, F. R. Observações de Estruturas de Concreto: Validade Quanto a Ocorrência da Reação Álcali-Agregado. Simpósio Sobre Reatividade Álcali- agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comitê Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Elétricas. Goiânia, 1997.
BARBOSA, F. R., PIRES SOBRINHO, C. W. A. REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO: Caracterização e Estudos da Influência no Maciço de uma Barragem de Concreto Gravidade. Simpósio Sobre Reatividade Álcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comitê Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Elétricas. Goiânia, 1997.