Sociologia o jovem brasileiro
Tendo em vista de o primeiro abordar a importância do jovem na política brasileira, seu desinteresse provocado pelo próprio modo de governo e soluções para que essa situação se inverta. E o segundo abordar a postura do jovem na sociedade, mostrando o comportamento voltado a seus interesses e abordando também assuntos como tecnologia e preconceitos.
Ao longo da história, a sociedade vivenciou conturbados períodos, marcados pela busca de melhorias sociais, tendo o jovem como agente fundamental a estas reivindicações a qual mostraremos a seguir.
Jovem brasileiro na política
É comum ouvir que o Brasil precisa promover ampla renovação política. A premissa sobre a qual se apoia esta meta é a de que convivemos com velhos costumes e métodos, alguns deles datados dos tempos iniciais da colonização.
“Para que o processo político brasileiro comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes”. E as sementes estão nos jovens. Precisamos olhar com mais atenção para o papel do jovem na sociedade.
Os jovens de hoje em dia se encontravam muito afastados da vida política do país. E as razões são plausíveis. Escândalos, descalabros administrativos, máquinas burocráticas emperradas, partidos sem identificação popular constituem, entre outros, fatores que afastam os jovens do processo político. Isso faz com que os jovens achem que a politica é suja. A política não é suja, ela é central numa sociedade democrática. Sem política as sociedades não se organizam. Ela é a arte de permitir a convivência entre cidadãos de uma república. Os jovens acabam destinando sua atenção para outras prioridades, como a atração do consumismo, ausência de projeto ético e de uma sinalização comprometida com mudanças, assim passam a ver a politica como algo sem