Protocolo de Kyoto
AMBIENTAIS
O principal objetivo do protocolo de Kyoto é a redução na emissão de gases que agravam o efeito estufa. Ele foi criado no ano de 1997 em Kyoto, Japão. Para que ele entrasse em vigor, era necessário a assinatura de no mínimo 55 países, Responsáveis juntos pela emissão de 55% dos gases. A abertura de assinaturas teve inicio em 11 de dezembro de 1997. Após a assinatura da Rússia em novembro de 2004, Protocolo de Kyoto atingiu o valor necessário e entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.
O protocolo de Kyoto estimula os países em diversos aspectos econômicos, e promove ações básicas para a diminuição da emissão de gases. Alguns deles são:
- Uso de fontes de energia renovável;
- Reformulação no setor de transporte:
- Proteção das florestas e outros sumidouros de carbono
- Diminuição do uso do gás metano.
Sozinho os Estados Unidos corresponde a 36% das emissões de dióxido de carbono.
Caso o protocolo de Kyoto, seja seguido de maneira correta, é estimado que a temperatura global reduza entre 1,4°C e 5,8°C até 2100, mas de acordo com comunidades cientificas a diminuição de apenas 5,2% em relação aos níveis de 1990, não são suficientes para dar fim ao aquecimento global. Atualmente o protocolo de Kyoto, possui 179 paises que fazem parte de acordo, entre eles estão Brasil, Paraguai, Portugal, Espanha, Etc. Os Estados Unidos não faz parte desse protocolo, pois de acordo com o ex-presidente George W. Bush, a economia norte-americana seria muito afetada e muitas industrias teriam que ser fechadas. Em 2009, o atual presidente Barack Obama, Encaminhou o protocolo de Kyoto, para o senado, mas até hoje, ele ainda não foi assinado. Sozinho os Estados Unidos corresponde a 36% das emissões de dióxido de carbono. Os países fazem parte, principalmente os desenvolvidos têm como obrigação reduzir a emissão de gases do efeito estufa, em no mínimo 5,2% em comparação com os níveis de 1990 no período entre