sociologia socializaçao
Introdução …………………………………………………………….Pagina 1
Aspetos da função da família, em diferentes tipos de sociedade…….Pagina 1 e 2
O papel social (role), ao processo de socializarão…………………....Pagina 2 e 3
Idade e sexo como condicionantes dos papéis sociais familiares:
Papéis sociais de idade……………………………………………… .Pagina 3 e 4
Papéis sociais de sexo……………………………………………….. ..Pagina 5e 6
Problemas da evolução dos papéis sociais ligados à família……….. Pagina 6
Conclusão……………………………………………………………..... Pagina 7
Referencias do autor
“Maria de Lourdes Lima dos Santos doutorou-se em sociologia da cultura no ISCTE em 1985 e jubilou-se em 2005 enquanto investigadora coordenadora do ICS. Entre 1996 e 2007, na qualidade de presidente do Observatório das Actividades Culturais (OAC), coordenou diversos projectos pioneiros sobre políticas culturais e públicos em Portugal, mecenato artístico, leitura, museus e galerias de arte, políticas culturais e descentralização, cujos resultados se encontram publicados e constituem referentes fundamentais no campo da sociologia da cultura em Portugal.”
Introdução
A escolha do tema “Família e socialização, um aspeto da evolução social contemporânea” foi motivada pelo facto de ter-me apercebido que a família é muito importante na nossa integração e socialização, após me ter apercebido disso surgiu um interesse de conhecer um pouco melhor a sua influência na socialização do ser humano.
Resumo
A família aparece como um intermediário entre o individuo e a coletividade. A família é responsável pela transmissão de modelos sociais, um instrumento de “socialização” através do qual os indivíduos se inserem no meio que os rodeia.
Apesar de não ser o único intermediário entre o individuo e a sociedade, ela desempenha, um papel fundamental na socialização, a família assegura assim a continuidade biológica e cultural das comunidades.
O comportamento social dos indivíduos elabora-se no interior da família, e