Sociologia- Processo de Socialização
1- O que é Processo de Socialização?
Trata-se de um processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as ideias e valores estabelecidos pela sociedade passam o constituir o indivíduo. É pela apreensão destas ideias e valores que nós nos adaptamos aos grupos que fazemos parte. Assim, o indivíduo não nasce humano, ele aprender a ser humano.
2- O ser humano adquire personalidade ou nasce com ela? Explique.
O homem adquire personalidade própria, isso depende muito de onde ele viverá, quais serão os costumes da sociedade em que ele fará parte para que sua personalidade seja aflorada.
3- Como a criança adquire as tendências de comportamento aceitas pelo grupo social?
Quando ainda crianças a família é responsável pela transferência de informações. É aí que as crianças adquirem a linguagem e o hábito do seu grupo social. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade, assim, formarão sua personalidade e consciência observando as atitudes, modos e normas de seus familiares. Logo passam a identificar os outros que o rodeiam, e as normas e regras da sociedade, passando também a ser reconhecido como membro dessa sociedade.
4- O símbolos sociais são só pessoas, como heróis, ou podem ser fenômenos físicos, música, bandeira ou objeto material?
5- O que é papel social? E como se relaciona com status?
“Um papel social é um conjunto de direitos, obrigações e expectativas culturalmente definidos que acompanham um status na sociedade”. Dessa forma vemos que o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status. Portanto vimos que status e papel social são ferramentas teóricas de suma importância para o desenvolvimento de vasto leque de temas e objetos da Sociologia.
6- Um indivíduo pode representar vários papéis sociais?
Um indivíduo pode pertencer a vários grupos sociais, do mesmo modo que