Resumo: socialização: como ser um membro da sociedade
Resumo:
As experiências do individuo podem ser social (interação com outros seres humanos) e não social.
A sociedade fixa os padrões de comportamento para as crianças. Estes padrões interferem nas funções orgânicas da criança: * A alimentação varia de acordo com a sociedade. O macrocosmo e o microcosmo moldam padrões de comportamento. O microcosmo varia de acordo com o macrocosmo que está inserido. * O treinamento para o uso do toalete. Questões fisiológicas do individuo são submetidos a padrões sociais que variam de sociedade para sociedade.
Socialização: Processo por meio do qual o individuo aprende a ser um membro da sociedade.
A imposição de padrões à conduta individual atingem as crianças de forma absoluta. O motivo é o grande poder exercido pelos adultos sobre as crianças e a ignorância desta sobre a existência de padrões alternativos.
Linguagem: veiculo primordial de socialização. Permite: transmitir e reter informações e pensar abstratamente. Capacita para refletir e tomar consciência de si mesma
A socialização é um processo reciproco, não afeta apenas o indivíduo socializado, mas também os socializantes. Há limites para socialização e esses limites estão fixados no organismo das crianças.
O principal mecanismo que permite o prosseguimento da socialização e a identificação e a interação com os outros: a criança aprende a tomar as atitudes do outro e como desempenhar um papel. As brincadeiras tem importante papel nesse aprendizado.
Interiorização: significa que o mundo social, com sua multiplicidade de significados passa a interiorizar-se na consciência da criança. (É só através dos outros que podemos descobrir-nos a nos mesmos).
Existe paralelo entre