PT INDIVIDUAL 2 SEMESTRE
Licenciatura em história
Jordana de Souza pinto MENEGAZZO
PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL i
Compreender conceitos históricos referentes às disciplinas do curso
Barra de São Francisco - ES
2014
Jordana de Souza pinto MENEGAZZO
PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL i
Compreender conceitos históricos referentes às disciplinas do curso
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria da História, Historiografia, História Medieval, Sociologia da Educação, Antropologia e Seminário II.
Prof. Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa, Taíse Ferreira da C. Nishikawa, Okça Battini, Giane Albiazzetti, Raquel R. F. Ferroato e Andréa Zompero.
Barra de São Francisco - ES
2014
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 TEORIA DA HISTÓRIA
1.1.1 História Podemos observar que a história é uma ciência que estuda o homem, bem como o seu passado, a sua cultura, e origens de modo a entender o seu presente. Se tornando a grande esclarecedora de perguntas que foram geradas ao longo dos tempos, investiga os eventos usando o seu próprio método de análise documental.
Os documentos usados pelos historiadores são conhecidos como fontes documentais (escritos) e fontes materiais (não escritos). Os primeiros documentos têm informações mais detalhadas do que o segundo, se tornado necessário para a pesquisa histórica Sendo assim, considera-se que a História começa a se construir a partir da chegada da escrita, por volta de 3500 A.C, o período anterior ficou conhecido como Pré-História, e só pode ser reconstituída pelas fontes materiais, que são os desenhos, restos humanos entre outros. Os grupos humanos começam a fazer parte da história quando começam a utilizar a escrita, cada grupo em um momento