ASII Roma
SEBASTIANA CORREIA DE OLIVEIRA – RGM 15457125
MUNDO ROMANO
Trabalho sobre os principais aspectos que marcaram a Monarquia, República e Império e suas contribuições para o dia de hoje.
Prof. Geraldo Barbosa Neto
SÃO PAULO
2015
MONARQUIA – 753 a.C. a 509 a.C.
De acordo com registros, gregos, etruscos e italiotas foram os povos que deram origem a Roma, pois habitavam a Península Itálica. A economia era baseada na agricultura e atividades pastoris. Plebeus e patriotas formavam a sociedade da época, e o rei era uma patrício.
Eram politeístas e os seus deuses eram semelhantes aos deuses gregos, mas com outro nome (exemplo: Zeus era Júpiter, Afrodite era Vênus, etc etc)
REPÚBLICA – 509 a.C a 27 a.C.
Durante a República o senado se tornou mais forte. Eles cuidavam das finanças públicas, administração e política externa. O poder Executivo era exercido pelos cônsules e tribunos da plebe (estes lutavam por maior participação política e melhorias na vida dos pobres).
Para garantir a participação dos plebeus foi criada a Lei Licínia (367 a.C). Tal lei acabou com a escravidão por dívidas.
IMPÉRIO ROMANO
Após dominar a península, partiram para conquistar outros territórios. Sob a liderança de Anibal venceram as Guerras Púnicas, o que garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo, onde passaram a chama-lo de Mare Mostrum. Dominaram Cargo, Grécia, Egito, Macedônia, Gália, Germânia, Trácia, Síria e Palestina.
A partir destas conquistas a estrutura romana passou por mudanças, tornando-se mais comercial do que agrícola, assim sendo, tornaram-se mais ricos. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos. As regiões (províncias) controladas por Roma renderam grandes recursos.
LEGADO ROMANO
Em muitos aspectos somos influenciados até hoje pelos romanos. Além da expansão do Cristianismo, podemos citar: Direito Romano, arquitetura, artes plásticas, filosofia, literatura, línguas latinas originárias do Latim