Van Gogh
"La tristesse durera toujours"
Nascido à 30 de março de 1853 em Groot Zundert, Países Baixos, Vincent Willem Van Gogh inseria-se numa família de 6 irmãos: Elisabeth, Anna, Willemina, Cornelius e Theodorus, mais conhecido por Theo, que virá a ter uma grande importância na vida do artista. Sério, quieto e introspectivo, Van Gogh desenvolveu uma grande amizade e forte ligação com Theo, provado a través da basta correspondência entre os irmãos. Aos 16 anos começa a trabalhar num comerciante de arte estabelecido na Haia, na empresa Goupil & Cie. Quatro anos mais tarde, é transferido para Londres e mais tarde para Paris. Interessado por assuntos religiosos, é demitido da Galeria e trabalha 6 meses numa Livraria, onde passa a maior parte do tempo a traduzir a Bíblia.
Com uma vida profundamente agitada, viaja por diversos sítios mantendo sempre ligação com Theo. Os fracassos marcaram o artista em diversos aspectos da vida, não consegue estabelecer família, não consegue estabelecer vida social nem manter a sua própria subsistência.
Por sugestão do irmão Theo, em 1880, Vincent decide levar a pintura a sério partindo para Bruxelas para frequentar aulas com Willem Roelofs, que o convenceu a tentar a Academia Royal de Artes onde estudou um pouco de anatomia e de perspectiva. Com vários fracassos amorosos, nos quais o pai não consente as suas relações amorosas, Van Gogh percorre várias cidades. Em 1885, um acontecimento marca-o profundamente: a morte do seu pai após um ataque ao coração. Após o acontecimento trágico, pinta aquela que é considerada a sua primeira grande obra: "Os Comedores de Batata" (à esquerda). Em novembro do mesmo ano, muda-se para Antuérpia onde viria a matricular-se na Ecole de Beaux-Arts, em 1886. Com poucos recursos, Van Gogh mandava dinheiro para Theo comprar material de pintura, no lugar de uma refeição quente por exemplo. Dedicou-se ao estudo dos museus, apreciando principalmente obras de Pete Paul Rubens e a arte Japonesa. É