História do Design Gráfico
Esec
2012/13
Teoria Design
Gustavo Paiva
INDICE
Introdução
1. Design
pág.1
1.1 Nascer do Design
1.2 Definição do Design
1.3 Design Stylling
2. Design gráfico
2.1 Hitória
2.2 Tipografica
2.3 Comunição Visual
Conclusão
Anexos
Biografia
pág.2 pág.3 pág.4 pág.5 pág.5 pág.6 pág.7 pág.8 pág.11
INtrodução
O design gráfico é exposto com o objectivo comunicativo, ao olharmos em nosso redor podemos ver onde é aplicado, esse objectivo através de logótipos, outdoors, cartazes, flyers e muitos outros géneros de comunicação. Um designer gráfico para criar elementos de comunicação tem como necessidade a aprendizagem de varias técnicas e ferramentas de desenho. Mas o modo criativo do designer também é afectado pela sua cultura, tendo assim a necessidade de ser consumidor de cultura visual, social e psicológica para aumentar seu intelecto e assim expressar melhor suas ideias.
O desenvolvimento do design gráfico está inteiramente relacionado com outras áreas do conhecimento, como a psicologia, comunicação, teoria da arte, ciência da cognição, entre outras. O design gráfico tem vindo a evoluir e a tornar-se cada vez mais, em algo fundamental em qualquer tipo de meio de comunicação, por isso possui a sua própria teoria que foi crescendo com a sociedade. Sendo cada vez mais evidente nos ultimos tempos o seu avanço na comunicação visual. Não é por acaso, que se criou especializações em design como forma de cursos de doutoramento e mestrado.
1
1. Design
1.1 Nascer do Design
Na Europa, os anos cinquenta e sessenta do século passado foram decadas de balanço da reconstrução, de implementação de estratégias orientadas para o desenvolvimento económico, de criação de massa crítica nas áreas da gestão empresarial, de descolonização e de radicalização de posições em relação ao rumo das políticas nacionais e internacionais nas áreas dos direitos humanos e dos direitos dos povos à autodeterminação, de alteração do