Historia do Design
Caro professor
É com grande prazer que apresentamos História do design gráfico, de Phillip B. Meggs e Alston W. Purvis, um dos mais ambiciosos lançamentos da Cosac Naify. Além de um investimento sem paralelo na história da editora, este livro dá continuidade a um dos nossos principais objetivos: traduzir livros fundamentais que cubram as principais lacunas do ensino da área com um padrão de excelência gráfica e editorial.
Referência obrigatória para estudiosos e profissionais desde sua primeira edição em 1983, este livro é o registro histórico mais abrangente já produzido sobre o assunto. Um dos grandes diferenciais da abordagem de Philip B. Meggs é tomar como ponto de partida não a Revolução Industrial e o conceito moderno de design, mas os primeiros registros da comunicação humana, como as pinturas rupestres de Lascaux. Em edição revisada e atualizada pelo historiador e designer Alston W. Purvis, os 24 capítulos fartamente ilustrados por 1300 imagens comentadas, que se estendem por mais de 700 páginas, percorrem com fluidez, clareza e rigor o vasto arco da comunicação até a era da informação, analisando a produção de seus protagonistas mais relevantes.
O livro divide-se em cinco partes, que tratam de períodos de tempo progressivamente mais curtos e adensados. Prólogo ao design gráfico parte dos primeiros sinais produzidos pelo homem, passando pela invenção da escrita e das primeiras técnicas gráficas, chegando aos manuscritos iluminados que permaneceram em produção até o século xv. Um Renascimento impresso relata a chegada das técnicas orientais de impressão à Europa e a revolução que sofreram nas mãos de visionários como Gutenberg, espalhando-se pela Itália, França, Holanda, Inglaterra e Espanha, produzindo momentos de verdadeira genialidade tipográfica ao longo de mais de quatro séculos. A ponte para o século xx trata das transformações e conflitos impostos pela Revolução