História do design
Surgido na metade do século 19, na Inglaterra, O foco é no cuidado com o homem, por isso a atenção ao conforto e à maciez do móvel, que além de tudo deve destacar a presença humana que ocupa.
Observou-se uma variação de estilos, com influência indiscriminada do gótico, Luis XV, egípcio, turco e veneziano. Eram movimentos feitos sem inteligência ou preocupação de detalhes. O próprio interior era uma confusão de estilos e cores, sempre forte, com painéis peseudogóticos.
O estilo tende a representar nos entalhes cenas que dão sensação de movimento. Os detalhes, em geral em grande número, costumam ser da mesma cor do móvel - o verde e o palha são tonalidades que aparecem com frequência. O desenho das peças muitas vezes começa mais largo e vai afinando, lembrando duas mãos unidas em posição de oração.
A madeira é um dos principais materiais usados, e também se nota forte presença de pedras, com destaque para o mármore.
ESTILO VITORIANO
(IMAGEM 1 - Newtons Furniture Company)
Móveis feitos pela empresa Newtons Furniture Company é especialista em reproduzir móveis vitorianos e lançou uma coleção folhada a ouro. O conjunto para quartos é feitos em mogno e coberto com ouro 24 quilates.
Características:
- Ostentação de riqueza e prosperidade.
- Riqueza nos entalhes, dando a sensação de movimento.
- Influência gótica.
- Excesso de ornamentação.
- Simetria.
- Móveis pesados.
ESTILO VITORIANO
(IMAGEM 2 - Robert Stadler) No século 19, o capitoné definiu o estilo vitoriano na Inglaterra e Napoleão III na França. Paredes de boudoir revestidas de veludo ou mesmo os interiores da carruagem da rainha Victoria. Motivado por trazer esse conforto de volta ao passado e aliado ao desenho bombástico, o designer austríaco Robert Stadler criou a série de sofá, pufe e mesa de centro denominada Irregular Bomb, revestido de couro cor cimento. A plasticidade orgânica do mobiliário foi apresentada pela Carpenters