Gestão de manutenção
Gestão da Manutenção
Índice
Introdução
Neste trabalho, gestão de manutenção, iremos abordar tópicos que nos ajudem a compreender e a perceber, de maneira simples e exata, os conceitos relativos á manutenção. De forma concisa, prática e ordenada foram expostos conceitos que visam uma melhor perceção dos tipos de manutenção; manutenção corretiva, manutenção preventiva, entre outros tipos, para uma compreensão mais precisa sobre os custos de manutenção que uma empresa acarreta explicamos o que são os custos diretos e indiretos e por fim para que haja uma maior simplicidade de planeamento e programação é necessário que haja programas ou técnicas, estando elas explícitas neste documento.
Penso que é muito importante que se saiba quais os benefícios e as vantagens de a empresa ter uma área como esta, gestão de manutenção, e a forma como a empresa se tornará mais eficiente e rentável torna-se um facto de que é essencial na estrutura base da empresa.
1. Tipos de manutenção
Generalidades
A manutenção é um conjunto de ações destinadas a manter em condições aceitáveis as instalações e o equipamento de forma a assegurar a sua qualidade e a sua segurança com o mínimo de custos totais.
Para que uma instalação assegure a função que foi concebida é necessário que as instalações e máquinas sejam mantidas em boas condições de funcionamento.
Isso requer que sejam efetuados reparações às máquinas, inspeções, rotinas preventivas, substituições de órgãos e peças, mudanças de óleo, limpezas, pinturas, correção de defeitos, fabricação de componentes para substituição de outros que estão gastos. Este conjunto de ações constitui aquilo a que chamamos de manutenção.
Objectivos de manutenção:
- Redução de custos;
- Aumentar a segurança;
- Aumentar a qualidade de produção exigida;
- Evitar paragens com perdas de produção;
- Reduzir tempos de não disponibilidade do