Sociologia - renascimento
01 – Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que formataram o avanço da ciência e do cientificismo.
Revolução urbana, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, mecanização, expansão marítima estimulo a pesquisa cientifica e tecnológica.
02 – Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na ilustração acerca da política, do poder e do governo.
Oposição entre o ser e a sociedade e entre o controle social e a liberdade.
03 – Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições para as ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
Ele mostrou que o trabalho é a principal fonte de riqueza.
04 – Leia cuidadosamente o capitulo e extraia conceitos que, em sua opinião, melhor caracterizam a ilustração.
Racionalismo, nação, cientificismo... Pacto social, indivíduo, natureza, autonomia...
05 – De que maneira se desenvolveu a credibilidade no pensamento cientifico? Quais os fatores sociais que contribuíram para esse desenvolvimento?
Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, houve o rompimento com o modelo de conhecimento estabelecido. A explicação para as coisas passou a vir da razão e não mais da fé. O paradigma racional do pensamento possibilitou o desenvolvimento das ciências como fonte das explicações e não mais a filosofia e a teologia. Aprimoraram-se as ciências exatas e as ciências da vida. Com o crescimento das cidades e o aparecimento da multidão, surge a necessidade de estudar o indivíduo, de forma que junto com o mundo moderno emergem as ciências humanas e sociais. Os conhecimentos produzidos cientificamente passam a ser regulamentados com métodos e normas, definidas pelos pares (comundidade científica). Essas regras vão se constituindo em âmbito institucional, depois regionais e, por fim, em âmbitos internacionais, nas convenções e