Renascimento e surgimento da sociologia
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa.
Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases: * Trecento (em referência ao século XIV) manifesta-se predominantemente na Itália. * Quattrocento (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. * Cinquecento O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência.
Correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI, com um breve interlúdio entre as duas últimas chamado de Alta Renascença.
Alta Renascença
A Alta Renascença cronologicamente junta os anos finais do Quattrocento e as primeiras décadas do Cinquecento, sendo delimitada aproximadamente pelas obras de maturidade de Leonardo da Vinci e o Saque de Roma. Foi a fase de culminação do Renascimento mas seu reconhecimento é importante porque ali se cristalizaram ideais que caracterizam todo o movimento renascentista: o Humanismo, a noção de autonomia da