Pesquisa Sobre Renascimento Sociologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I PROFESSOR: JAMESON
CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE:2015.1 ALUNA: DANIELLY MEDEIROS DE VASCONCELOS
PESQUISA: RENASCIMENTO ( O QUE FOI, E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS)
O Renascimento foi um movimento cultura que marcou a fase de mudanças de um mundo cheio de tradições medievais para um mundo novo.
Esta etapa histórica se passa entre os séculos XV E XVI, principalmente na Itália, que foi o centro irradiador desta revolução. Este momento foi de muitas transformações, onde houve uma ruptura do antigo modo de vida, que era, totalmente ligado á religião. Assim, despertando uma esfera materialista e antropocêntrica. “Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano”.
CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO:
Retomada dos valores da cultura greco-romana/cultura clássica pelos aspectos humanistas defendidos por esse movimento.
Era de caráter burguês e desprezava a cultura medieval, consolidando uma nova, moderna e capitalista.
Conquistas marítimas, aumento do comércio – principalmente com o Oriente – e apoio dos governantes europeus e o clero aos artistas e intelectuais da época.
Os movimentos mais notáveis na filosofia renascentista foram: Humanismo, Racionalismo (explicação científica para os acontecimentos), Individualismo, Hedonismo (valorização do prazer), Naturalismo Científico (compreender os fenômenos naturais e interferir na natureza), Classicismo (inspiração na cultura greco-romana) e Universalismo (o homem deve desenvolver todas as áreas do saber).
Foi dividido em três fases (Trecento, Quattrocento e Cinquecento) que correspondiam, cada uma, aos séculos XIV, XV e XVI; entre as duas últimas, havia um breve interlúdio chamado de Alta Renascença.
Suas ideias eram refletidas na pintura, que “mudou” para adaptar-se a esse movimento cultural. Não só ela, como todas as áreas da arte.
(Fonte de Pesquisa: